Receba as novidades no seu mail.
E-mail:
 

Portuguesas caem no conto do satélite

O Globo, 28/06/2002, p. 33

Mulheres acreditam em trote e tiram roupa
para fazer exame à distância
Lisboa. A ciência tem avançado tão rapidamente que algumas pessoas começam a exagerar na credulidade em relação ao alcance da tecnologia. Em sua edição de ontem, o jornal português "Correio da Manhã" disse que dezenas de mulheres de São Bartolomeu de Messines tiraram a parte de cima da roupa em quintais, varandas, janelas e até mesmo na rua para fazer exame de "mamografia via satélite, pelo raio laser".
Em reportagem intitulada "Mamas ao léu", o jornal garantiu que as portuguesas foram convencidas a tirar a roupa por uma mulher que, por telefone, se identificava como médica e elogiava as vantagens da "nova tecnologia de mamografia por satélite". Para que se submetessem ao novo exame, a suposta médica afirmava, segundo o "Correio da Manhã", que elas precisavam apenas ficar "num local visível", de onde o "satélite as pudesse captar". Uma das vítimas disse que chegou a ir para uma colina tirar a parte de cima da roupa.
- Estava perto da estrada e quando passava um carro, escondia-me, para que não pensassem que estava maluca. Uma amiga minha ficou com os seios nus à porta de casa e outras puseram-se à janela - disse a mulher, segundo o jornal.
Ela apresentou à polícia um folheto com desenhos de mulheres com os seios nus distribuído em Messines, anunciando a "mamografia por satélite".
Essa não é a primeira vez que portuguesas caem no trote: há um ano, em Lisboa, mulheres exibiram os seios para fazer a suposta mamografia.

 

 

Fonte: http://www.quatrocantos.com/tec_web/lendas/81_mamografia.htm
http://www.jornalismocientifico.com.br/cienciagaiatamamografia.htm

 

 

Entre em contato | Política de privacidade  | Direitos autorais