Receba as novidades no seu mail.
E-mail:
 
Observe atentamente o trecho do texto que está destacado em vermelho e negrito, e perceba o erro cometido na notícia!

Cientistas descobrem gases extraterrestres armazenados na Terra

HONOLULU, EUA (CNN) -- Gases extraterrestres se encontram armazenados na Terra há milhões de anos em estruturas moleculares complexas conhecidas como "buckyballs", cientistas revelaram esta semana.

A descoberta oferece um novo método para que se possa remontar à origem de eventos geológicos e biológicos ligados à idéia das explosões de meteoritos e cometas, reforçando a teoria de que alguns dos gases terrestres atmosféricos e componentes orgânicos se originaram no espaço.

"Esse achado abre novas possibilidades de interpretação do problema de como as atmosferas planetárias evoluíram e talvez até como a vida se desenvolveu na Terra e em outros planetas e luas", disse a geoquímica Luann Becker da Universidade do Havaí, em declaração.

Becker e dois colegas encontraram os gases em amostras da Dinamarca, Nova Zelândia e América do Norte tiradas de uma camada sedimentada de argila de 2,5 centímetros de espessura que divide os períodos cretáceo e terciário.

A camada de argila se formou há cerca de 65 milhões anos resultante de uma cratera criada pelo grande impacto que muitos cientistas acreditam foi o causador da extinção da vida humana na Terra, incluindo a dos dinossauros.

Os gases e seus curiosos recipientes se originaram no espaço, disseram os cientistas na reunião da Academia Nacional de Ciências e contêm alta concentração de hélio 3, um tipo com apenas três partículas subatômicas encontradas em sua maioria no espaço.

Já o hélio terrestre possui quatro partículas subatômicas no seu núcleo.

As "buckyballs", gaiolinhas microscópicas compostas de 60 moléculas de carbono, também se originaram no espaço, já que o hélio de sua composição veio de lá. Os cientistas só não sabem precisar quando e onde se formaram.

Essas estruturas se desenvolvem sob densas pressões e temperaturas extremas como aquelas do ambiente pré-solar, explicou Becker.

O físico Robert Poreda da Universidade de Rochester em Nova York concorda que as estruturas podem ser encontradas em nosso sistema solar e que se originaram de uma estrela que orbita em torno do nosso sol.

"Talvez tenham se formado antes do nosso sistema solar ou em um plasma de alta teor energético", disse. Becker publicou suas descobertas juntamente com Poreda e Ted Bunch do Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffett, na Califórnia.

Becker e Bunch identificaram as estruturas pela primeira vez no mês de julho, em pedaços do meteorito Allende, que possui 4.6 bilhões de anos e que foi encontrado no México há décadas. Algumas delas chegavam a ter 440 átomos de carbono

fonte:
http://www.cnnportugues.com/2000/tec/03/22/gasesextraterrestres/index.html

 

 

Entre em contato | Política de privacidade  | Direitos autorais